Forum Internacional de Negócios, Produtos e Serviços para o Consumidor Maduro

WTC São Paulo | 19 E 20 DE MARÇO DE 2025

Register button

SOBRE O EVENTO

O 50+ Consumer Forum é um evento ​inovador que se destaca como um marco na ​discussão sobre a economia prateada e a ​Sociedade 5.0.

Pioneiro, o Forum foca nas oportunidades ​substanciais que a nova realidade ​demográfica abre para empresas que se ​adaptam às suas necessidades únicas.

Ao reunir executivos, líderes de pensamento ​e empresários de diversas indústrias, o ​evento compartilha soluções criativas e ​sustentáveis que promovem uma sociedade ​mais inclusiva e adaptativa, onde a idade é ​vista como um vetor de oportunidade e ​crescimento.

Conceito de Sociedade 5.0

Sociedade 5.0 é um modelo de organização ​social em que tecnologias avançadas são ​usadas para criar soluções para uma grande ​variedade de problemas, sempre com foco ​nas necessidades humanas. Criada no Japão ​em 2015, e já adotada em diversos outros ​países, a Sociedade 5.0 busca enfrentar, ​simultaneamente, desafios como a baixa ​natalidade, o envelhecimento populacional, a ​destruição ambiental, a demanda por ​alimentos mais saudáveis e a falta de mão de ​obra.

Esta nova sociedade redesenhará o perfil de ​consumo, convivência humana, capacidade ​profissional, a educação e a forma com as ​pessoas utilizam seu tempo, criando ​inúmeras novas oportunidades para novos ​negócios e empresas existentes.

Temas abordados

Inovação


  • Criação de novos produtos e serviços focados no público maduro
  • Cases de sucesso
  • Processos de open innovation direcionados
  • SeniorTech Ventures
  • Centros de Inovação Internacionais
  • Home-in innovation


Branding


  • Desenvolvimento de marcas que conectem autenticamente com o consumidor maduro. Engajamento do ​consumidor às marcas existentes.
  • Cases de sucesso
  • Co-branding

Comunicação publicitária e jornalística


  • Como quebrar os paradigmas da comunicação direcionada ao público maduro, marcada por ​preconceitos, etarismo, desconhecimento, estereótipos e tabus.


Perfil do Consumidor


  • Como entender e clusterizar o gigantesco universo de 57 milhões de pessoas, com estilos de vida, ​interesses, desejos, necessidades e ambições diferentes entre si


Grandes negócios da maturidade


  • Construção civil, esportes e atividades físicas, gastronomia, serviços financeiros, entretenimento, moda, ​saúde e varejo


Viabilizadores


  • Big data, internet das coisas, inteligência artificial e tecnologia de modo geral

Oscar Motomura

Amana-Key - Brasil

Expectativas da apresentação:

Os participantes podem esperar ​insights valiosos sobre a liderança ​em tempos de grandes desafios ​econômicos e sociais, com um foco ​especial na integração de soluções ​inovadoras que respondam às ​necessidades de uma sociedade ​envelhecida.

KEYNOTE SPEAKER CONFIRMADO

Fundador e principal executivo da Amke/Amana-Key, uma ​das organizações mais especializadas do mundo na área de ​gestão, estratégia e liderança de organizações complexas ​dos setores empresarial e governamental, e da sociedade ​civil. Executivo multidisciplinar, com uma experiência de ​mais de trinta anos na liderança de projetos de alta ​complexidade, Motomura é considerado um dos mais ​criativos especialistas em estratégia do Brasil. A expressão ​“equações impossíveis”, cunhada por ele, resume muito ​bem o foco de seu trabalho: situações altamente ​desafiadoras e aparentemente sem solução.

Fábio Nogueira

Yuko Harayama

Observatório da Longevidade - Brasil

International Science Council - França

Área de Especialização: estratégias corporativas e programas de transformação empresarial

Área de Especialização: Política Científica e Tecnológica

Fábio Nogueira

Observatório da Longevidade - Brasil

Expectativas da apresentação:

Fabio abordará as principais ​características dos mercados ​prateados, seus driving forces, ​grandes tendências e o impacto da ​inversão da pirâmide demográfica ​nos negócios.

KEYNOTE SPEAKER CONFIRMADO

CEO do Observatório da Longevidade, Conselheiro da ​Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ​Vice-Presidente da Fundação Brasileira de Marketing, ​Conselheiro do Projeto Almaroma (de inserção profissional ​de pessoas com Síndrome de Down), co-fundador do ​Instituto Brasileiro de Líderes e curador-chefe do 50+ ​Consumer Forum.

De formação multidisciplinar, Nogueira cursou engenharia ​na Escola Politécnica da USP, Economia na FEA-USP, tem ​mestrado em Economia pela FIPE-USP e MBA pela Hult Intl ​Business School (Boston, USA).

Atuou profissionalmente na América Latina, EUA e África ​em grande variedade de projetos, de turn-arounds a ​projetos de reconstrução nacional.

É especialista em estratégias corporativas e programas de ​transformação empresarial.

Foi, durante muitos anos, profissional da americana Arthur ​D. Little e do grupo ítalo-suíço Siramm - Tecnoconsult

Fábio Nogueira

Yuko Harayama

Observatório da Longevidade - Brasil

International Science Council - França

Área de Especialização: estratégias corporativas e programas de transformação empresarial

Área de Especialização: Política Científica e Tecnológica

Yuko Harayama

International Science Council - França

Expectativas da apresentação:

Uma das criadoras do conceito de ​Sociedade 5.0 quando era membro ​do gabinete do Primeiro Ministro do ​Japão, Yuko apresentará a visão de ​Sociedade do futuro e como ela ​revolucionará o consumo e os ​relacionamentos humanos.

PALESTRANTE INTERNACIONAL

Yuko Harayama esteve, por 5 anos, no Gabinete do Japão ​como Membro Executivo do Conselho de Ciência, ​Tecnologia e Inovação (CSTI); por 2 anos na OCDE como ​Vice-Diretora da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Indústria ​(STI); e por 10 anos na Escola de Pós-Graduação em ​Engenharia da Universidade de Tohoku como professora ​de Política Científica e Tecnológica.

A Sra. Harayama é ex-diretora executiva da RIKEN, ​responsável por assuntos internacionais, promoção de ​jovens pesquisadores e diversidade.

Ela tem um Ph.D. em Ciências da Educação e outro em ​Economia, ambos pela Universidade de Genebra.

Recebeu Chevalier de la Légion d'honneur em 2011 e foi ​premiada com doutorado honorário da Universidade de ​Neuchâtel em 2014.

É membro internacional da Real Academia Sueca de ​Ciências da Engenharia.

Yuko Harayama

International Science Council - França

Área de Especialização: Política Científica e Tecnológica

Fábio Nogueira

Observatório da Longevidade - Brasil

Área de Especialização: estratégias corporativas e programas de transformação empresarial

Pedro Pinto Coelho

European Pensions and Property ​Asset Release Group - Bélgica

Expectativas da apresentação:

Com sua vasta experiência em ​inovação financeira, Pedro irá ​demonstrar a importância da ​adaptação digital para atender às ​necessidades do consumidor ​maduro. Discutirá como as ​instituições financeiras podem criar ​produtos e serviços que melhor ​atendam a este segmento, utilizando ​tecnologia para melhorar a ​acessibilidade e a personalização.

PALESTRANTE INTERNACIONAL

Sr. Coelho é Chairman of the Board da Andaria Financial ​Services (Malta), Founder & CEOFounder & CEO da Fination ​(Chipre), Board Member da The Golden Legacy Financing ​Corporation (Filipinas), Associate Partner da TFPA Payments ​Advisory Network (Reino Unido), Board Member da ​European Pensions and Property Asset Release Group ​(Bélgica), Global Advisor da Antler Venture Capital (Reino ​Unido), Conselheiro da Gerson Lehrman Group (Estados ​Unidos) e Conselheiro da Portuguese Diaspora Council ​(Portugal).

Ele é um líder empresarial inovador, ágil e multipremiado, ​com mais de 30 anos de experiência em serviços ​financeiros internacionais, com instituições líderes de ​primeira linha em três continentes, em funções de ​liderança progressiva, tanto executivas quanto não ​executivas, em Gestão Geral, Transformação Digital, ​Desenvolvimento de Negócios, Estratégia, Banco de ​Investimento, Banco Digital/Fintech e Gestão de ​Patrimônio.

Yuko Harayama

International Science Council - França

Área de Especialização: Política Científica e Tecnológica

Fábio Nogueira

Observatório da Longevidade - Brasil

Área de Especialização: estratégias corporativas e programas de transformação empresarial

Ana Sepulveda

Lab 40+ - Portugal

Expectativas da apresentação: ​

Com vasta experiência em estudos​ de mercado e estratégia empresarial,​ Ana discutirá como as empresas​ podem adaptar suas ofertas para​ atender às necessidades específicas​ desse segmento, enfatizando a​ importância de combater o idadismo​ e inovar em propostas de valor que​ respeitem e valorizem a longevidade.​

PALESTRANTE INTERNACIONAL

Socióloga por formação, com formação parte na ​Universiade de São Paulo e parte na Universidade Nova de ​Lisboa, mestrado em estudos culturais norte-americanos e ​pós-graduação em estudos de tendêncais e cool-hunting. ​Trabalhou durante mais de 10 anos na área dos estudos de ​mercado, em empresas internacionais e portuguesas.

Hoje é CEO da 40+ Lab uma consultora estratégica de ​negócios, de âmbito internacional, que trabalha os temas ​do idadismo e da adaptação das empresas à nova ​realidade demográfica, assim como o desenho de ​propostas de valor para marcas.

É considerada uma influenciadora internacional e, além de ​ser presidente da associação empresarial Age Friendly ​Portugal, faz parte de algumas redes internacionais nas ​áreas da longevidade e do envelhecimento.

Yuko Harayama

International Science Council - França

Fábio Nogueira

Observatório da Longevidade - Brasil

Área de Especialização: Política Científica e Tecnológica

Área de Especialização: estratégias corporativas e programas de transformação empresarial

OUTROS PALESTRANTES CONFIRMADOS

  • Gustavo Vilardo | Diretor Executivo da Sky Brasil
  • Silvana Saraiva |CEO da African Fashion Week Brasil e da Camara de Comércio África-Brasil
  • Fernando Onosaki | Diretor do IXL Innovation Center de Boston
  • Marcia Esteves | CEO da Lew Lara/TBWA
  • Gabriela Monteiro | Conselheira do MIT Business Review
  • Fernando Piccinini | Vice-Presidente da Rino & Partners
  • Hiran Castello Branco | CEO do Instituto Kapok de Inovação Corporativa
  • Maria Rita Araújo | Vice-Presidente da Fundação Brasileira de Marketing e Fundadora da Confraria dos ​Pretos
  • Sergio Mena Barreto | CEO da Abrafarma
  • Luis Roberto Setubal | XP Investimentos
  • Marcelo Assaf | Diretor de Retail da Essilor (Lojas Oakley, Ray-Ban e Óticas Carol)
  • Roberto Nascimento | Vice-Presidente da HBO
  • Paulo Saad | Vice-Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação
  • Miguel Ignatios | Presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
  • Rita Almeida | Head de Estratégia da Almap BBDO
  • Danilo Sousa | Presidente da X30 Investimentos

OUTROS PALESTRANTES CONFIRMADOS


  • Renata Stringhini | CEO da Dom Residencial
  • Hermano do Amaral | Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Telecom e Diretor da Fiesp
  • Fernando Potsch | Presidente da SeniorTech Ventures
  • Marcel Solimeo | Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo e Grupo Bandeirantes de ​Comunicação
  • Elza Tsumori | Conselheira da Ampro - Associação Empresas de Marketing Promocional e Fundadora do ​Observatório da Longevidade
  • Egberto de Medeiros | Diretor da Health Level 7 International e do Observatório da Longevidade
  • Claudio Silveira | CEO da Quorum Brasil
  • Daniel Rodrigues | Diretor da Pericciani Desenvolvimento de Empresas
  • José Cocco | Presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo e da J. Cocco Sportainment
  • Claudio Conz | Diretor da Fundação Brasileira de Marketing e Lider da Frente Parlamentar da ​Construção Civil
  • Agostinho Ogura | Diretor de Habitação, Urbanismo e Governo da ABJICA - Japan International ​Cooperation Agency
  • Luiz Miranda | Diretor da Agência Amigo

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Pesquisa:


Perfil e características da Consumidora ​Mulher Negra 50+, um universo invisível de ​milhões de pessoas, que representam ​parcela substancial do consumo


Lançamento:


ISCP (Índice de Satisfação do Consumidor ​Prateado), ferramenta pioneira na ​avaliação da satisfação de consumidores ​maduros em 12 setores, oferecendo ​insights valiosos para empresas ajustarem ​suas estratégias e produtos.

MENTORIAS

Man shaking woman's hand in the office

Alguns palestrantes nacionais, internacionais e consultores do Observatorio da Longevidade estarão ​disponíveis durante o Forum para sessões exclusivas de mentoria, em formatos individual e personalizado ​ou para grupos de executivos.

Essas sessões são oportunidades únicas para aprofundar conhecimentos e obter orientação direta sobre ​desafios específicos. Cada sessão terá duração de 50 minutos e ocorrerá em salas reservadas dentro do ​local do evento.

As mentorias deverão ser agendadas previamente.

Consulte-nos através do e-mail: contato@observatoriodalongevidade.com.br

PRÊMIOS

O evento reconhecerá contribuições significativas à sociedade e ao mercado prateado através de prêmios como o Personalidade Prateada e o Jequitibá.

Os critérios para esses prêmios incluem inovação, impacto social e compromisso com a longevidade.

Prêmio Personalidade Prateada

Concedido a quem se destaca por continuar contribuindo com a ​sociedade, mesmo com o avançar da idade.

Prêmio Jequitibá

Reconhecimento à empresas centenárias pelos seus relevantes ​serviços prestados à sociedade e ao país ao longo de toda a sua ​história.


  • Reputação ilibada
  • Atuação constante no mercado ao longo de pelo menos 100 anos
  • Capacidade inovadora
  • Boas práticas de gestão
  • E gozar de respeitabilidade na comunidade de negócios e junto à ​sociedade brasileira em geral

CATEGORIAS

INDÚSTRIA

EDUCAÇÃO &

PESQUISA

VAREJO

SETOR

FINANCEIRO

SERVIÇOS

AGRONEGÓCIO

LANÇAMENTO DO LIVRO

Durante o 50+ Consumer Forum, ​celebraremos o lançamento do livro "Visão ​Global", o primeiro da "Coleção Economia da ​Longevidade", idealizado por Ana Sepulveda, ​CEO da Lab40+ de Portugal.

O livro reúne insights de renomados ​especialistas mundiais em longevidade, ​divididos em cinco eixos temáticos: A Pessoa ​e a Longevidade; Consumo e Marketing; ​Países, Cidade e Bairros; Inovação e Trabalho ​e Reforma.

Com autores de diversos países, o livro é ​uma obra essencial para quem busca ​compreender as complexidades da ​longevidade na economia moderna e será ​disponibilizado em português e inglês pela ​Editora Actual.

APOIO INSTITUCIONAL

CONTATO

Informações sobre a programação, conteúdo e palestrantes:

contato@observatoriodalongevidade.com.br


Informações sobre patrocínio, ações comerciais e ingressos:

alex@promafeiras.com.br

Redes Sociais

50+ Consumer Fórum

Instagram Blue Logo Vector
字母f图标
In Logo Blue Vector

Redes Sociais

Observatório da Longevidade

Instagram Blue Logo Vector
In Logo Blue Vector

WTC São Paulo

Avenida Nações Unidas, 12.551 | Brooklin Novo | São Paulo